Nesta quinta-feira(10), o programa 60+, realizado por meio da parceria entre Secretarias de Estado da Saúde (Sesapi) e da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), teve participação ativa na manhã de Saúde e Bem-Estar que aconteceu no Sesc Ilhotas. O evento foi uma iniciativa do Sesc e do Grupo de Trabalho Intersetorial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de Outubro.
Os participantes tiveram Aulão de Dança com educadores físicos do projeto e assistiram a uma palestra com a nutricionista Ana Cláudia, também do 60+. Os idosos do projeto Viva a Vida estiveram presentes. “Estou adorando, aqui está tudo muito animado”, disse a senhora Graça Macedo, do bairro Itaperu.
A superintendente de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso, considera importante a realização de eventos para valorizar a Pessoa Idosa, a exemplo da campanha “Pessoas Idosas - Órfãs de Filhos Vivos”, lançada pelo Governo do Piauí com o objetivo chamar a atenção da sociedade e da família piauiense aos cuidados necessários com a pessoa idosa. “Nossa ideia é mobilizar a sociedade para os cuidados com a pessoa idosa, principalmente a família”, declara ela.
Gilvana Gayoso destacou ainda a questão do envelhecimento saudável, promovido pelo projeto 60+ e da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa promovida pela Sasc.
A diretora de Políticas Públicas, Maria da Cruz Oliveira, destacou o enfrentamento a violência contra a pessoa idosa. “Denunciem todo e qualquer tipo violência, seja ela