A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), deverá passar por uma ampla reforma e ampliação do antigo prédio da instituição. A previsão é que a partir de Novembro terá início a elaboração de um projeto para ampliação e reforma da sede da Sasc e a construção de um novo prédio, ambos autorizados pelo Governador Rafael Fonteles.
O novo prédio deverá reunir em um único local, as seis superintendências, dezessete diretorias, além das coordenações, haverá também a construção de um refeitório e um auditório para realização de diversos eventos promovidos pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
Regina Sousa, Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), destacou a importância da construção de um novo prédio da Sasc. “ A estrutura do prédio foi construída há muitos anos, então já não comporta todos os servidores, de 10 anos pra cá, estamos utilizando vários lugares, vários pedaços em vários pontos da cidade”, pontuou a Secretária.
Regina Sousa acrescentou ainda que um dos principais problemas encontrados nas instalações diz respeito a insalubridade. “Quando cheguei aqui, constatei que a sede antiga é bastante insalubre e também os próprios bombeiros condenaram as instalações, disseram que precisa ser refeita, sem a necessidade de alteração nas estruturas, pois estavam perfeitas”, revela Regina Sousa.
A secretária Regina Sousa informa que, ainda de acordo com a avaliação do Corpo de Bombeiros, é essencial que sejam alteradas as divisórias de madeiras existente no local, preservando sua estrutura e realizando um novo projeto para promover uma divisão por dentro. A recomendação é que seja construído um novo prédio na parte de trás, para comportar a Sasc por inteiro.
“Atualmente a Sasc está num prédio de três andares, na rua 19 de novembro, ocupa aqui esse pedaço do Tribunal de Justiça, tem casas alugadas, e a gente quer ver se a Sasc, que é um mundo, tem mais de mil funcionários, fique em um único local. A parte dos setores mais administrativos, mais atividades e enfim além disso, tem as casas de atendimentos 24h, na verdade é difícil reunirmos essas pessoas que estão nas casas 24h”, acrescentou a gestora.
O projeto arquitetônico, incluindo projeto de interiores e complementares para reforma e ampliação da sede que será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (IDEPI), conforme o orçamento existente pelo Governo do Estado. A meta é que em 2025 haja o início desta reforma do Prédio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). A execução da obra pelo IDEPI está orçada em R$ 325.806,08.