INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
Sasc e Ministério Público do Trabalho realizam treinamentos para combater tráfico de trabalhadores
03/09/2024 - 16:20  
  
Twitter 
Google+ 
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), realizaram no período de 26  a 30 de Agosto, treinamento do Programa Trabalhador Resgatado ao Trabalho Digno no Território Vale do Sambito.

A meta é que sejam realizadas fiscalizações  ao enfretamento ao Tráfico de Pessoas em condições análogas à escravidão. Neste território houve a maior migração forçada para outros estados na escravização de piauienses oriundos de Barra D’Alcântara, Inhuma, Valença, Ipiranga, dentre outros municípios.
TREINAMENTOS PARA COMBATER O TRÁFICO DE TRABALHADORES PARA OUTRAS REGIÕES DO BRASIL

De acordo com a Coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas da Sasc, Ana Cristina Martins, a região concentra muitos trabalhadores migrantes para o corte de cana-de-açúcar e que são submetidos a condições desumanas nestes lugares. "Muitos desses trabalhadores vão com frequência sabendo que podem ser submetidos a piores formas de trabalho”, destacou a coordenadora. 
TREINAMENTOS PARA COMBATER O TRÁFICO DE TRABALHADORES PARA OUTRAS REGIÕES DO BRASIL
 
Ainda de acordo com Ana Cristina Martins, os trabalhadores chegam até se alimentarem de comidas estragadas, além de exaustivas jornadas sem receber quase nada pelo que é produzido. “A Sasc tem ido a esses municípios para realizar treinamentos junto à Rede Socioassistencial e a Organizações da Sociedade Civil e conversado diretamente com as vítimas do trabalho análogo à escravidão”, afirmou Ana Cristina Martins. 

A ação tem o objetivo de inseri-los em programas sociais e promover políticas de qualificação profissional. Através da parceria  com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), os trabalhadores são orientados de como coibir o tráfico humano desta região. Anualmente saem ônibus clandestinos da região, o que deve ser tratado com rigor os autores deste delito.
TREINAMENTOS PARA COMBATER O TRÁFICO DE TRABALHADORES PARA OUTRAS REGIÕES DO BRASIL

Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos
Rua Acre, 340 - Cabral – Teresina- PI- CEP 64.014-042
© 2023. Todos os direitos reservados.