A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) em parceria com a Secretaria da Infraestrutura ( Seinfra) deverá realizar ainda neste semestre a licitação para construção de uma nova unidade do Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina. O projeto prevê a construção de um campo de futebol, quadra, escola, ambulatórios, salas de atendimento e escuta, além de contar com assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, dentre outros profissionais.
Segundo a Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos ( Sasc), Regina Sousa,já foi escolhido um terreno na zona rural de Teresina onde será construída a unidade socioeducativa. “ A Seinfra ficará responsável pela elaboração do projeto de construção dessa nova unidade, nos próximos dias estaremos nos reunindo para discutirmos alguns detalhes relativos ao projeto”, explicou a gestora.
Ainda segundo Regina Sousa, foram consultados projetos semelhantes nos Estados de Goiás e Ceará para observar modelos que funcionam para que depois sejam implantados em Teresina. “Haverá um amplo espaço para cultivo de hortas, terapia manual da agroecologia com os menores, a meta é que seja um centro de referência”, esclareceu a secretária.
A previsão é que ainda este mês sejam discutidos os principais pontos do projeto e logo após iniciado o processo de licitação. Na nova unidade socioeducativa serão disponibilizadas apenas 60 vagas para internação de menores setenciados, conforme portaria assinada com o Tribunal de Justiça do Piauí e seguindo todas as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e do Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA).