Uma equipe da Sasc está participando do Encontro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa com os Conselhos Estaduais, Gestores da Região Nordeste e os Conselhos Municipais do Ceará,121ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e 1ª Reunião Descentralizada. O evento acontece em Fortaleza – CE.
Presentes a Superintendente da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, a Coordenadora de Enfrentamento à Violência da Pessoa Idosa, Edilene França, os coordenadores das Instituições de Longa Permanência, Venância Alves, da Vila do Ancião, em Teresina, e Silas Sales, do Abrigo São José, em Parnaíba. Em nível nacional participam o Secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, o Presidente do Conselho Nacional, Raphael Castelo Branco, membros dos colegiados e representantes Ministério de Direitos Humanos.
A iniciativa reforça as ações em defesa dos direitos da Pessoa Idosa. Na programação uma exposição sobre o papel dos Conselhos e Participação Social, tendo como palestrante Raphael Castelo Branco, presidente do Conselho Nacional, seguido de um debate sobre as ações da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a cargo de Alexandre Silva, secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
A superintendente Gilvana Gayoso fez uma apresentação das atividades positivas realizadas pelo Governo do Piauí, através da Sasc. Ela destacou o trabalho junto aos Conselhos Municipais da Assistência Social no sentido de sensibilizar os gestores municipais para Implementação e Implantação dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa idosas, criação do Manual dos Direitos da Pessoa Idosa, atualização do Estatuto da Pessoa Idosa, seguida da atualização do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra a pessoa idosa, um trabalho realizado de forma conjunta com vários órgãos do estado como a Saúde, Educação, Segurança, dentre outras instituições que trabalham com a Pessoa Idosa.
Gilvana Gayoso disse que o Governo do Piauí avançou nas políticas públicas voltadas à pessoa idosa com a execução do Programa 60+, lançado em parceria com a iniciativa privada em cinco bairros de Teresina. O programa tem por objetivo levar saúde e bem-estar para a terceira idade.
“O Programa 60+ foi criado na nossa gestão. Outro ponto positivo foi a ampliação do número de conselhos da pessoa idosa, éramos 83 conselhos municipais implantados e atualmente contabilizamos 118 Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa, de acordo com a lei de criação do CMDPI”, finaliza.