Entre os dias 15 e 19 de julho, a equipe da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc ) realizou um monitoramento in loco em sete municípios do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira. Esta ação teve como principal objetivo apoiar e acompanhar os municípios na implementação de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Monitoramento e Apoio Técnico.
O monitoramento visou integrar as ações da área de gestão com a execução dos serviços e programas, proporcionando orientações técnicas para as equipes municipais da Primeira Infância no SUAS/PCF. Durante as visitas, foram repassadas metodologias, metas pactuadas e informações sobre como registrar as visitas de acordo com as periodicidades no Sistema de Informação do Programa Criança Feliz, além da importância da busca ativa de novos beneficiários.
A superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga comentou sobre o monitoramento. 'Cada ano são monitorados em média 70 municípios, fazemos o trabalho educativo, com orientações sobre os programas Criança Feliz, Bolsa Família, como é que tem que ser a gestão do Cadastro Único, as ações na área do conselho de assistência. Então, é um monitoramento para orientar a gestão, para que ela possa ter uma melhor eficiência no atendimento à população.'
Além disso, a equipe da Sasc também ofereceu suporte às atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais, utilizando dados, indicadores e análises para fortalecer a atuação dos municípios. Essa iniciativa reforça o compromisso do estado com a melhoria contínua da assistência social, garantindo que as políticas públicas sejam efetivas e cheguem àqueles que mais necessitam.
Municípios visitados
Nova Santa Rita
Pedro Laurentino
Pães Landim
São Miguel do Fidalgo
Socorro do Piauí
Ribeira do Piauí
São José do Peixe.