Para fortalecer a política municipal da pessoa idosa, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu, nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Aroazes, o Encontro para Divulgação dos Direitos e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, do Vale do Sambito . O evento reuniu gestores, conselheiros, assistentes sociais do Cras, Creas, Sistema de Garantia de Direitos e sociedade civil, de 15 municípios da região.
O encontro faz parte das ações desenvolvidas pela Superintendência da Pessoa Idosa, no Junho Violeta, mês que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A solenidade de abertura contou com a apresentação coral de Idosos “Flor da Idade”, comandado pelo professor Marcos Lima, que cantou "Asa Branca", de Luiz Gonzaga.
A aposentada Maria de Jesus Pereira, de 77 anos, ressalta a importância dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Aroazes. “Participo de tudo que é oferecido, do coral aos passeios”, disse. Já para Marcelina da Silva, de 62 anos, as atividades mudaram sua rotina. “Voltei a estudar à noite, não quero perder nada”, declarou satisfeita.
“O objetivo da Sasc é assegurar os direitos sociais da pessoa idosa, é debater a violação desses direitos e encontrar soluções. Estamos aqui para chamar atenção das autoridades no sentido de assegurar o direito dessa população tão vulnerável ”, disse a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso.
O prefeito de Aroazes, Manoel Portela, reforçou a importância de consolidar as políticas públicas de assistência social na área do idoso. “O município oferece vários serviços como zumba, coral dos idosos, horta comunitária, viagens de socialização, cursos profissionalizantes, oficinas de artesanato e uma equipe da saúde acompanha individualmente cada idoso na prevenção de doenças. Também adquirimos um transporte para uso exclusivo deles e ainda revitalizamos o Centro de Convivência, um trabalho diário para melhorar a vida de nossos idosos ", relatou o gestor.
O gerente de Proteção Social de Média Complexidade, Ananias Pereira, foi o mediador da mesa de debates com o tema “Envelhecimento Populacional”, que contou com a presença da fisioterapeuta e mestre em Saúde Pública, Joselma Oliveira, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Representantes dos municípios de Francinópolis, Ipiranga do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, Valença do Piauí e Várzea Grande participaram ativamente do Encontro do Vale do Sambito .
A secretária municipal de Saúde Thaísa Veloso e a coordenadora do Cras, Gessica Pereira, auxiliaram os convidados das secretarias de Assistência Social, Cras, Creas e Coegemas. Segundo os organizadores, foram realizadas oitenta inscrições para o evento.