A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu, nesta segunda-feira (24), a Oficina Intersetorial do Programa de Enfrentamento à Desnutrição Infantil e Fortalecimento da Proteção Social. O evento, realizado em parceria com as Secretarias do Planejamento, da Saúde e o Pacto Pelas Crianças do Piauí, discutiu a implementação de estratégias para combater a desnutrição infantil no estado.
A secretária Regina Sousa ressaltou a importância da oficina. "Segurança alimentar é crucial. Este evento reúne técnicos dos municípios para discutir diagnósticos e estratégias para melhorar os indicadores de desnutrição. Aqui, não apenas mostramos os dados, mas também capacitamos os técnicos para transformar esses números".
Durante a manhã, os participantes assistiram às palestras "Nutrição Adequada é para a Vida Toda. A Importância da Nutrição na Primeira Infância", ministrada pela médica Isabel Marlúcia; e "O Cuidado Nutricional na Primeira Infância", apresentada pela médica Cassandra Muniz.
À tarde, a superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, conduzirá a palestra "Programas Estaduais no Âmbito da Assistência e Proteção Social", seguida pela "Metodologia Integrativa para Elaboração do Plano de Trabalho e Plano de Ação", que vai detalhar a abordagem prática para os técnicos presentes.
O secretário da Saúde, Antônio Luiz, enfatizou a abordagem integrada. "A discussão aborda a vigilância em saúde e a assistência social, liderada pela secretária Regina, juntamente com o Pacto pelas Crianças do Piauí, um projeto da primeira-dama Isabel Fonteles. As cidades que cuidam bem das crianças, idosos e deficientes são melhores para todos. É fundamental aprimorar os municípios para os grupos que necessitam de cuidados mais rigorosos e atenciosos".