A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com o Grupo de Trabalho Intersetorial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa (GT) lançou nesta sexta-feira,14, no Sesc Ilhotas, em Teresina, a Campanha Junho Violeta. O evento contou com a participação de órgãos governamentais e não governamentais que trabalham com os direitos da pessoa idosa.
A Sasc levou informações sobre os direitos da população idosa com a distribuição de material educativo e divulgou contatos para denúncias de maus-tratos a pessoas idosas, a exemplo o Disque 100.
A gerente de Promoção de Política Para a Pessoa Idosa da Sasc, Clara Fernanda Said, fez a abertura do evento. Falou da importância do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Segundo a gerente, a Sasc está mobilizando gestores dos municípios para desenvolverem uma política de proteção a pessoa idosa. “Estamos fortalecendo os Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa. Nosso objetivo é implementar políticas públicas para garantir uma vida digna e livre de qualquer violência contra essa população tão vulnerável”, declarou.
Para Graça Carneiro, 79 anos, do bairro Água Mineral, o evento foi muito proveitoso, ela conseguiu a nova RG, aferiu pressão e fez a prova de vida, serviços que estavam sendo oferecidos no local. ” Deu tudo certo, estou muito satisfeita com o que eu consegui.”, disse ela.
Para a assistente social do Sesc, Conceição Soares, a finalidade maior do Junho Violeta é despertar a sociedade para mudar o cenário de violência contra a pessoa idosa. “Precisamos do apoio de toda a sociedade, a campanha Junho Violeta visa proteger nossos idosos”, ressaltou.
Histórico - Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. Em referência à data, durante todo o mês são realizadas ações pelo mundo. A cor violeta foi escolhida como símbolo.