O V Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas, foi iniciado nesta terça-feira (17), no auditório do Garoto Park Hotel, em Floriano. Participaram do evento, representantes dos municípios dos territórios do Tabuleiro do Alto do Parnaíba e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O seminário tem como objetivo a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, além de direcionar as diversas ações do Estado durante os próximos quatro anos.
No primeiro dia, foram realizados debates, subgrupos de trabalhos e apresentações de discussões, com contribuições dos gestores, técnicos e sociedade civil dos 28 municípios presentes.
As oficinas para os técnicos e gestores que atuam na primeira infância farão parte da programação do segundo dia de evento. Os técnicos visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz participarão de oficinas, com representante do comitê gestor estadual do programa.
As técnicas estaduais Cassandra Muniz (Sesapi), Lia Sousa, coordenadora Estadual de Aprendizagem do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (Seduc) e Francimeire Marques (Sasc), conduzirão a primeira oficina.
A segunda oficina terá como tema: registro civil de nascimento e acesso à justiça e será realizada pela defensora pública Patrícia Monte e a assistente social do TJ-PI, Sâmia Silva. O público alvo são os técnicos do CRAS, CREAS, gestores municipais e sociedade civil.
A superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, ressaltou a importância da união de esforços dos entes federados para a realização de políticas públicas para a primeira infância. “O Plano Estadual da Primeira Infância será um marco no planejamento de ações das diversas áreas em defesa do público prioritário, crianças de 0 a 6 anos”, destacou a superintendente.
A primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças, apresentou as ações firmadas em abril de 2023 e destacou a importância do planejamento. Isabel ressaltou também, as ações da Sesapi através da Carretinha da Saúde e a vacinação infantil. No âmbito da Seduc citou a formação de professores e técnicos e abordou como os municípios podem acessar as brinquedopraças e os kits creches. Sobre a assistência social, a primeira-dama citou a reforma e ampliação da unidade de acolhimento (Lar da Criança), a premiação das boas práticas na primeira infância e a realização dos seminários como meios de reflexão, formação e debate sobre a temática.
O Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas é realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) em parceria com a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (DPE), Tribunal de Justiça e Secretarias Municipais da Assistência Social.