Com objetivo de apresentar estratégias para qualificar e melhorar o atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e Prestação de Serviço à Comunidade a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos-Sasc vai fazer, na próxima segunda-feira, 16, às 9h, na sede do Ministério Público Estadual, o lançamento do curso Fortalecendo o SINASE no Piauí: Medidas Socioeducaticas em meio Aberto. O curso é em parceria com o Ministério Público Estadual e vai envolver gestores municipais.
Segundo Ananias Cruz, gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Sasc, o curso será ofertado pela Escola do Sistema Único da Assistência Social nos municípios sede dos 12 territórios de desenvolvimento do Estado. E objetiva, além de capacitar os técnicos dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social e os conselheiros tutelares, desenvolver um trabalho conjunto das ações da Assistência Social e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o SINASE.
“ O curso tem o propósito de aperfeiçoar o trabalho e articulação com o sistema de Garantias de Direitos, proporcionando ferramentas e instrumentos para melhorar o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e em semiliberdade,” explica o gerente. O Sistema de Garantias envolve juízes, juízas, promotores e promotoras de Justiça, defensoras e defensores, delegados e delegadas.
A abertura do curso terá a presença da coordenadora geral de medidas socioeducaticas e programas intersetoriais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ana Carla Costa Rocha. A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa e o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura também estarão na abertura do evento.