Começaram esta semana as obras de reforma do Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina, mantido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos-Sasc e que atende crianças de 0 a 12 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. Serão investidos R$ 5,8 milhões na ampliação do abrigo infantil localizado na zona norte da capital e está prevista para ser concluída em seis meses.
A Reforma do Lar da Criança é uma das ações proposta pelo Pacto Pelas Crianças do Piauí, coordenado pela médica e primeira- dama, Isabel Fonteles.
“O início das obras me enche de felicidade. Essa é uma das três ações prioritárias na área da assistência social. Eu e a nossa secretária Regina Sousa, vamos ser “fiscais da obra”, sempre indo lá, cobrando agilidade, pois queremos o quanto antes ver essas crianças em um ambiente mais adequado”, ressaltou.
A secretária Regina Sousa disse que está ansiosa para que a obra seja concluída, pois as crianças estão provisoriamente em um outro local e são menores vítimas de abandono e violência. “O Estado é como se fosse o pai dessas crianças. É o Governo tem que cuidar delas,” destacou a gestora da Sasc.
A superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga comemora o início das obras de reforma. “ Estamos muito felizes com as obras iniciadas. O Lar da Criança Maria João de Deus vai ser reestruturado, com setores novos. Vai proporcionar aos meninos e meninas um ambiente acolhedor e agradável.”
Com a reforma o Lar da Criança terá uma “brinquedopraça” de 540 m², com pista anti-impactante, biblioteca, sala de TV, auditório, todos com acessibilidade, pois no Lar tem crianças com deficiência. Os menores estão em outro local até durar a reforma que está sendo feita com recursos do Tesouro Estadual, oriundos do Pró-Desenvolvimento ( Empréstimo do Banco do Brasil).
.