A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizam, nos dias 30 e 31 de agosto, no Diferencial Buffet, a 11 Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Piauí. O tema do evento é 'Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade'.
A temática será debatida levando em consideração o contexto pandêmico e pós-pandêmico de Covid-19. As discussões abordam: a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes, o enfrentamento às violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia, a ampliação e consolidação da participação de crianças, adolescentes e toda a sociedade nos espaços de discussão, além da garantia de recursos para as políticas públicas nesse âmbito.
O presidente do conselho, Antônio José dos Santos Mendes, falou sobre o objetivo da conferência. 'O objetivo é extrair propostas e deliberações que sejam executadas pelo município, pelo Estado e pela União. Discutiremos extrair um número de propostas, para ser encaminhado à conferência nacional, que acontecerá em novembro', explicou o presidente.
Nessa conferência também serão escolhidos 37 delegados que vão representar o Estado do Piauí. 'Temos cerca de 180 municípios que fizeram suas conferências municipais, e esses municípios escolheram seus delegados e estão encaminhando representantes para participar dessa conferência estadual', concluiu o presidente.