Hoje ocorreu o primeiro dia do III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS, um evento realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Pacto pelas Crianças do Piauí e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (Dpe) e as Secretarias Municipais da Assistência Social. O seminário foi realizado no Diferencial Buffet, abrangendo os territórios Entre Rios e Planície Litorânea, contando com a presença de 42 municípios e 350 participantes.
No primeiro dia de evento o objetivo principal está na elaboração do Plano Estadual da Primeira infância, que tem como foco direcionar as diversas ações do Estado durante os próximos 4 anos. A palestrante do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio, abordou a importância das ações e do investimento público na Primeira Infância. A representante da Secretaria Nacional da Assistência Social (Snas) Rosa Sousa, apresentou o reordenamento do Programa Criança Feliz que passa agora a se chamar de Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. No dia de hoje também aconteceram debates, subgrupos de trabalhos e apresentações de discussões, com contribuições dos 42 municípios presentes.
A Superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga falou sobre a importância de escutar a realidade de cada território, os anseios da população e a dificuldade na implementação dos programas devido a alguns entraves. 'Temos dois territórios, cada qual com uma realidade local, alguns têm dificuldades e é importante destacar, por isso é uma escuta de estar mais próximo na cidade. Temos um eixo da formação do Programa Criança Feliz. Estamos com vários palestrantes que vieram dos Ministérios da Saúde e da Assistência Social, para trabalhar conosco,' comentou a superintendente.
O seminário busca aproximar gestores, técnicos e sociedade civil para o diálogo do enfrentamento das dificuldades. 'Quando se une a assistência social, a saúde e a educação, temos uma força-tarefa no atendimento ao nosso público prioritário que é a criança de 0 a 6 anos. Nosso objetivo é realizar 8 seminários territoriais para dialogarmos com as equipes municipais,' concluiu a superintendente
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles afirmou a importância dos seminários, para pactuar com os 224 municípios do Estado do Piauí a priorização das ações para o público da Primeira Infância. O envolvimento dos gestores municipais e das equipes técnicas, faz a diferença no atendimento às nossas crianças. O Plano Estadual da Primeira Infância irá nortear nossas ações voltadas para as crianças. 'em dezembro teremos as propostas compiladas e organizadas' explicou a coordenadora.
'Não é um plano imposto, é um plano construído com todos aqueles que entendem e que vivem diariamente os desafios de levar essas políticas públicas até os assistidos e eu tenho certeza de que será um plano que contemplará o que há de melhor em políticas para os pequenos cidadãos piauienses.' concluiu.
Para a Secretaria Regina Sousa, quanto mais se disseminar conhecimento a respeito dos programas, dos direitos e da utilização dos recursos públicos, se alcançará a qualidade no atendimento às nossas crianças. 'É preciso a união de esforços e compromisso de todas as áreas para garantirmos um melhor futuro para os pequeninos'
O segundo dia do seminário será focado em treinamentos específicos para técnicos dos CRAS e para os supervisores e visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS/PCF.