A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí e a Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos estabeleceram um marco importante na colaboração entre instituições públicas: na manhã desta terça-feira (08), foi formalizada a assinatura de um acordo de Cooperação Técnica para a implementação do programa Ajudar para Reintegrar. O objetivo do programa é oferecer suporte à reintegração de indivíduos à sociedade de forma digna e produtiva, contribuindo para a redução da violência e da criminalidade no Estado.
O programa Ajudar para Reintegrar visa fornecer passagens de ônibus às pessoas que, após serem presas em flagrante e passarem por audiência de custódia, ou aos adolescentes liberados do sistema socioeducativo, não possuem recursos financeiros para adquirir passagens de ônibus que lhes permitam retornar às suas residências.
O Corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, ressaltou a importância dessa parceria: “Apoiamos a reintegração à sociedade de forma honesta e produtiva, a fim de reduzir a violência e a criminalidade. Essa iniciativa conjunta entre a Corregedoria e a Secretaria de Assistência Social exemplifica o compromisso do Poder Judiciário em não apenas administrar a Justiça, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, destacou.
O programa funcionará como uma rede de apoio, em que os indivíduos beneficiados poderão contar com o fornecimento de passagens de ônibus para facilitar seu retorno a suas casas e famílias. Essa ação visa não somente atender às necessidades imediatas desses cidadãos, mas também oferecer-lhes uma chance de recomeçar, evitando que fiquem em situações de vulnerabilidade que poderiam levá-los de volta a situações de risco.
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, demonstrou grande entusiasmo com a parceria, reforçando o compromisso do órgão em promover a inclusão social e a dignidade humana: “Trata-se de uma parceria maravilhosa de grande significado social onde cuidamos do indivíduo como um todo. Ao serem liberados, algumas vezes, os indivíduos cometem alguns delitos em busca de recursos para voltar para casa e essa parceria visa evitar exatamente esses casos”, destacou Regina Sousa.
Com a assinatura desse acordo de Cooperação Técnica, a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí e a Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos reafirmam seu compromisso conjunto em buscar soluções que favoreçam a reintegração de indivíduos em situação de vulnerabilidade, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Por Nehemias Lima/Ascom Corregedoria TJPI