Com o objetivo de criar o Plano Estadual da Primeira Infância no Estado, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Sasc, em parceria com o Pacto pela Pelas Crianças do Piauí irão realizar, de junho a outubro, oito seminários descentralizados para o fortalecimento da pauta através da disseminação da temática e do engajamento dos atores sociais envolvidos, considerando a extensão territorial piauiense e sua diversidade cultural, bem como a importância do investimento em políticas públicas para a primeira infância.
O I Seminário começou hoje, quinta-feira, e segue até amanhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior, a 80 km de Teresina, com a presença da secretaria Regina Sousa, da primeira-dama e coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, autoridades do município e representantes da sociedade civil.
Em sua fala, Regina Sousa, chama a atenção para a importância de "cuidar das nossas crianças para construir o futuro do nosso estado". Ela também anunciou que a cidade de Campo Maior deve ganhar uma cozinha comunitária no Lar Criança, na qual, além de fazer a alimentação das crianças, a cozinha vai ensinar as pessoas a cozinhar e até ajudá-las a abrir o próprio negócio.
E a palestra inicial foi uma explanação sobre o Pacto pela primeira infância|: um compromisso com a vida, feita pela coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles com a participação da superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga.
No turno da tarde acontecem as oficinas de trabalho, com contribuições de municípios para a construção do Plano Estadual da Primeira Infância, compartilhamento de informações e apresentação de resultados em plenária.
No dia 23, na sexta-feira seguem as oficinas temáticas de trabalho com os temas: Visitadores Criança Feliz e Registre Civil de Nascimento e acesso à Justiça.
O próximo seminário descentralizado será no município de São João do Piauí em data a ser definida.