Secretarias trabalharão em parceria para desenvolver as ações com os turistas e moradores do município.
Representantes da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) e da Secretaria da Segurança Pública (SSP) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (1º), para alinhar a participação dos órgãos no Festival de Inverno de Pedro II, que ocorrerá nos dias 8 a 11 de junho. Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente e da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv).
Os órgãos irão atuar no enfrentamento à violência, de todas as formas, durante o festival. De acordo com a gerente de Proteção aos Grupos Vulneráveis da SSP, Paula Lopes, será realizada uma série de ações preventivas contra o assédio e importunação sexual. “Estaremos divulgando os canais de denúncia, em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres, durante o evento, com intervenção em bares e restaurantes por meio do adesivo com número de denúncia”, disse.
A SSP terá um centro integrado de segurança pública, que funcionará entre quinta-feira (8) e domingo (11), com horário de atendimento entre 18h e 4h da manhã, para realizar registros de ocorrência. Nesse centro, também haverá um guichê exclusivo para o atendimento às mulheres.
A coordenadora de Ações de Prevenção à Violência da Sempi, Claudete Ricardo, especificou que a secretaria fará esse trabalho conjunto com a SSP em bares e restaurantes, panfletando e dialogando sobre as formas de violência contra a mulher, de modo a conscientizar a sociedade em relação ao enfrentamento do problema. “O nosso objetivo é mobilizar por meio das campanhas que já executamos pela secretaria”, disse.
Além da ação de prevenção contra o assédio e importunação, haverá ainda ação pelo projeto “Drogas não são brincadeira”, para inibir a venda e o consumo de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes e uma roda de conversa com os movimentos sociais LGBTQIA+ para divulgar e fortalecer as políticas públicas voltadas para esse segmento.