A superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da SASC, Assunção Aguiar, participou, nesta quinta-feira (25), do I Seminário sobre Educação Escolar Indígena do Piauí. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Uruçuí.
De acordo com o Cacique Henrique Emanuel, do povo Tabajara Tapuio, da Aldeia Nazaré de São Francisco e diretor dos Povos Originário da Sasc, o seminário teve como principal objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade piauiense sobre a importância da existência do povo indígena e a valorização da cultura do povo originário dentro do estado do Piauí.
O Seminário possibilitou um importante debate sobre a educação escolar indígena na região: “Muito importante para nós, debater aqui na região Sul do estado, sobre a questão educação escolar indígena, para esse povo que ainda não aceita a população indígena. É preciso que a gente faça esse debate para que entendam o que é educação indígena, dentro dos contextos escolares, porque, para muitos, educação é só o aluno dentro da escola. E não é isso”, diz o cacique.
O diretor explica ainda que a educação escolar indígena passa por várias questões, como o treinamento de professores e o respeito a cultura e suas raízes. “Ainda tem muito a ser feito. Então nosso objetivo é fazer com que o povo entenda o que que é uma educação escolar indígena pra que municípios e estado possam estar implantando essas tão sonhada educação indígena para o nosso povo indígena dentro do estado do Piauí, que também é uma forma de valorização da cultura e dos povos”, completa o Cacique