Atividade é importante para o processo de ressocialização adolescentes
Os Socioeducandos da Unidade Semiliberdade participaram, na quarta-feira (29), de uma partida de futsal no Parque Potycabana, em Teresina. A atividade esportiva contou com a presença de socioeducadores, pedagoga, professores, coordenadores e a participação do Defensor Público, Afonso Lima.
De acordo com o coordenador administrativo da Unidade Semiliberdade, Apollo Neto, as atividades externas em unidades de semiliberdade além de obrigatórias , são de extrema importância para o processo de reintegração dos adolescentes à sociedade. “Essas atividades geralmente envolvem atividades de capacitação, estudo, cultura e lazer, e são fundamentais para que os adolescentes possam desenvolver habilidades e competências necessárias que cooperem para a reintegração à sociedade de forma saudável e produtiva”, reforça Apollo Neto.
O Coordenador do Semiliberdade destaca a importância da presença do defensor público em todas as atividades, mas principalmente nas atividades externas, pois além de ajudar a garantir que as medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes sejam justas e adequadas, também ajuda o defensor a tomar conhecimento da situação de cada adolescente.
“Além disso, essa proximidade e presença nessas atividades possibilita ao Defensor Público cooperar com o trabalho já realizado na unidade, conhecendo as particularidades de cada adolescente e reinterando sempre aos adolescentes os seus direitos e deveres, bem como também prestando assistência jurídica integral em todas as áreas da vida dos mesmos, incluindo questões relacionadas à saúde, educação, trabalho e família”, completa Neto.