Na manhã desta quinta-feira (23), a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos, realizou uma ação na Lavanderia Comunitária do Bairro Ilhotas, alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
O evento contou com a Palestra “Dores e Sabores de ser Mulher”, ministrada por Patrícia Amália e Conceição Reis, representantes da Associação de Mulheres Brasileiras – AMB Piauí; aferição de pressão arterial e teste de glicemia, realizados em parceria com a Faculdade Santo Agostinho; serviços de corte de cabelo, realizados pelo Cidadania Ativa, e apresentação cultural.
A diretora de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva, comentou a importância da ação. “Nós temos acompanhado o trabalho executado pela Lavanderia Comunitária desde 2015 e, anualmente, procuramos executar essas atividades aqui. É uma ação que tem a ver com o mês de março, porque o mês de março se tornou um mês de referência da luta das mulheres. Nós discutimos o tema ‘Dores e Sabores de ser Mulher’, pois nós entendemos que isso representa muito bem a vida da mulher, são momentos difíceis, mas também são momentos de felicidade e é isso queremos resgatar. E queremos elevar também a autoestima dessas mulheres, que são vulneráveis, mulheres de periferia que precisam desse olhar do Estado, então estamos aqui enquanto Sasc, enquanto Governo do Estado”, afirma.
Conceição Silva também falou sobre os serviços oferecidos durante a ação. “Nós aproveitamos a oportunidade e entregamos uma lembrancinha para adoçar um pouco a vida dessas mulheres. Também convidamos a Faculdade Santo Agostinho, que sempre atende nossas solicitações, e a equipe veio prestar esse serviço para as mulheres, de aferição de pressão e glicemia. E contamos também com o Cidadania Ativa, da Sasc, que trabalha com essa questão de beleza, para fazer as unhas e o cabelo dessas mulheres, pois queremos que essas mulheres saiam desse lugar de sofrimento e possam encontrar a sua beleza”, diz.