O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí irá realizar eleições para renovação de dois terços de seus conselheiros. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado e no site da SASC no dia 06 de março e traz toda a regulamentação da eleição de representantes de organizações da sociedade civil.
A secretária da Assistência da Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Regina Sousa, destacou a importância das entidades seguirem as etapas cronológicas do processo eleitoral, constantes no edital, especialmente o prazo para as inscrições de candidaturas, que já estão abertas e seguem até dia 06 de abril: “É importante a observância de todas as etapas do processo eleitoral que culminará com as eleições, no dia 14 de abril, e a posse, até dia cinco de maio de 2023”, finalizou Regina.
Podem participar das eleições os seguimentos da sociedade civil que tem serviços relevantes na área da segurança alimentar e nutricional. “É importante que cada seguimento se organize para encaminhar uma só entidade representativa do seguimento”, explica a Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da SASC, Edna Guedes.
Estão aptos a participar: povos e comunidades tradicionais, entidades sindicais, entidades profissionais, segmento religioso, cooperativas, movimento de pessoas em situação de rua, movimento de agricultores/as familiares e extrativistas, movimento de produção agroecologica e orgânica, representantes do semiárido piauiense, necessidades e situações alimentares especiais.
“A SASC vai executar as políticas de segurança alimentar e nutricional do governo sempre ouvindo os conselhos. Por isso estamos aqui para fortalecer o nosso conselho e realizar esse processo eleitoral”, reforça a diretora Edna.