O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, deu posse, nesta quinta-feira (5), a nova Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa. A solenidade de posse aconteceu no Centro de Convenções. Além de Regina Sousa, outros 53 novos gestores também foram empossados.
Em sua fala, o Governador, Rafael Fonteles, fez questão de parabenizar Regina Sousa pelo trabalho realizado como governadora e destacar a alegria de tê-la a frente de uma secretária tão importante para o desenvolvimento do Piauí.
Regina Sousa assume a secretaria com o desafio de dar visibilidade a uma parte da população ainda invisível ao poder público e que está fora dos programas de benefícios sociais federais e estaduais. Para tanto, a secretária monta uma equipe afinada com a sua proposta de gestão, que terá a difícil tarefa de reformular o Bolsa família e tirar o Piauí do mapa da pobreza. “É um desafio grandiosíssimo e talvez não deixe de ser tão cedo, mas com muita esperança que nessa gestão dê mais certo ainda, porque a gente passou quatro anos sem quase nenhuma ação federal, a não ser o chamado Auxilio Brasil”, lembra ela Regina.
A Secretária aponta que no Piauí, assim como em todo o Brasil, os eixos principais a serem trabalhados são: água, comida e moradia. “Mas a gente não se esquece dos outros, como a geração de emprego. Porque a secretaria é assistência e trabalho. Então é gerar renda para as pessoas, criar projetos. O ministério já tem inclusive projetos aprovados pelo Banco Mundial feitos por mim, quando governadora. A Sasc vai trabalhar junto à SAF, a ADH e com todos os órgãos que trabalham as questões que dizem respeito à pobreza ”, diz ela .
Parceria
Para sua nova missão, Regina Sousa contará com o apoio do novo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, com quem tem uma parceria de sucesso há mais de 40 anos.
A parceria de Regina e Wellington começou ainda no Sindicato dos Bancários e seguiu para política, ele como Senador e ela com suplente, depois Wellington Governador e Regina Vice-governadora e agora no desenvolvimento social: “Essa parceria do governo federal com o governo estadual vai ser muito importante para a realização dos projetos da Assistência Social, na Sasc”, reforçou Regina Sousa.
CadÚnico
Já em sua Posse como ministro, Wellington Dias, assumiu a missão de tirar o país do mapa da fome e ressaltou a necessidade de atualização do Cadastro Único, focando na integração com estados, municípios, com a rede de assistência social e com movimentos sociais. O objetivo é conferir mais segurança e eficiência ao programa que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.
Regina Sousa faz questão de explicar que todo ano é realizado o cadastramento no Cadastro único (CadÚnico) e que não existirá nenhum tipo de varredura de beneficiados. “Todos os anos é realizado o cadastro das famílias. São excluídas apenas aquelas que já não estão mais dentro do perfil do programa”, explica Regina Sousa.