A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) realizou, nesta segunda-feira (21), o XI Seminário Territorial de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Piauí. O evento foi realizado na região do Vale do Rio Itaim, mais precisamente no IFPI, em Paulistana-PI.
Realizado por meio da Superintendência de Direitos Humanos da Sasc, é um evento realizado de junho a novembro e abrange 12 territórios piauienses em desenvolvimento, reunindo gestores, técnicos, educadores e a comunidade em geral. Fazendo parte do projeto técnico intitulado “Educação em Direitos Humanos: articulando a rede de proteção social”, visa disseminar a cultura, cidadania e os conhecimentos acerca dos direitos humanos.
Ao longo da agenda, serão debatidas as pautas da igualdade racial, intolerância religiosa, cidadania LGBT e Políticas Públicas. O último seminário será no dia 23, no auditório da UESPI, no Vale do Rio Guaribas, em Picos.
O EVENTO
Em Paulistana-PI, o movimento teve início no Auditório do IFPI – Campus Paulistana, com um café da amanhã seguido da apresentação cultural e mesa de abertura, composta por autoridades, prefeitos, secretarias e profissionais da assistência social da região do Vale do Itaim.
Na abertura, a assistente social e superintendente de Direitos Humanos do Piauí, Janaína Mapuranga, afirma que o evento não é apenas um repasse de informações, mas uma maneira de conhecer as demandas específicas da comunidade, que compareceu superando as expectativas da comissão organizadora.
“Estamos construindo, também, o primeiro plano estadual de direitos humanos do estado do Piauí. Não é só um repasse de informações, estamos dialogando com as comunidades pra ver o que elas necessitam, quais são suas principais demandas pra colocar no plano estadual. Superamos a meta de atendimento que estava previsto que é entorno de 90 a 100 pessoas e ficamos muito felizes, é uma região que tem poucos municípios, mas todos acolheram e vieram participar da atividade”, destacou.
Após a conferência de abertura, foi realizada a mesa redonda para a discussão do tema: Direitos Humanos no Brasil Atual: histórias, concepções e contextos. Pela tarde, ocorreram apresentações culturais e grupos temáticos. A carga horário do seminário é de oito horas.