O evento integra o Projeto Técnico "Educação em Direitos Humanos: articulando a rede de proteção social ", e visa promover a cultura, a cidadania, além de consolidar a formação em Direitos Humanos.
A programação do seminário abordou temas como Promoção da Igualdade Racial, Intolerância religiosa, Cidadania LGBT e gênero, Justiça restaurativa e a articulação com a Rede de Proteção social (CRAS e CREAS). Participaram das discursões gestores, técnicos, educadores e comunidade em geral.
De junho a novembro a Sasc irá realizar 12 seminários nos territórios. “Hoje realizamos o quarto seminário, agora contemplando o território da Vale do Rio Canindé. Onde temos Oeiras, como município sede para esse evento. Os Seminários também são espaços de elaboração do I Plano Estadual de Direitos Humanos, que apresentará proposições e diretrizes para os próximos 4 anos (2023 à 2027)”, explica a Superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga.
Janaína diz ainda que o Plano será a culminância de um processo de discussão coletiva, com gestores, técnicos e sociedade civil sobre a Política Pública.