Nesta quinta- feira (23), o município de Batalha recebeu mais uma edição da Caravana dos Direitos Humanos na Comunidade. A ação é desenvolvida pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos, e o Programa Cidadania Ativa – SASC. Os serviços se concentraram na Praça Sapucaeira- Centro de Batalha.
O Programa Caravana Direitos Humanos na Comunidade é uma ação de cunho social que leva informações e serviços para as comunidades em situação de vulnerabilidade, desenvolvido pela Superintendência de Direitos Humanos da Sasc em parceria com instituições do Poder Público e Sociedade Civil. Nesta edição de hoje, a Caravana contou com importantes parceiros como a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Secretaria de Saúde (Sesapi), Secretaria de Educação (Seduc) e Sistema Nacional de Empregos (SINE).
O secretário da Sasc, José Santana, fez questão destacar a importância dos trabalhos da Caravana: “A Caravana de Direitos Humanos na Comunidade é uma ação muito importante, pois ações de cidadania promovem a inclusão social”, diz Santana.
A Superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, agradeceu ao trabalho das equipes que participaram da ação de hoje e destacou a importância de levar os serviços para todas as comunidades que receberam a caravana . “Estamos promovendo cidadania por meio da garantia da documentação civil básica”, fala Janaína.
Serviços
Em todas as comunidades que passou, a caravana ofereceu diversos serviços. Entre os mais procurados estão sempre a emissão de identidade, os serviços prestados pela defensoria, pelos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e também os serviços de beleza, como de corte de cabelo, de limpeza de pele, de manicure.
Foram oferecidos pela Sasc serviços do Programa Cidadania Ativa, como cortes de cabelo, penteados afro, limpezas de pele, esmaltação de unhas e ainda estandes Informativos sobre os programas Pro-Social, Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica, Aplicativo Eu Creio (Mapeamento de Terreiros), Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SENAPIR e Enfrentamento ao Trabalho Escravo.
O Sine prestou serviços de Emissão de Carteira de Trabalho Digital, Cadastro do Trabalhador e Intermediação de mão de obra.
A Secretaria de Saúde participou com o Programa Fique Sabendo, realizando aconselhamento em IST, AIDS e Hepatites Virais, testagem rápida e gratuita para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, disponibilização de insumos de prevenção (preservativos) e distribuição de folders informativos sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Defensoria Pública realizou atendimentos referentes a divórcio, união estável, regulamentação e guarda de alimentos, retificação e suprimentos de Registro Civil, reconhecimento voluntário de paternidade, informações sobre processos acompanhados pela defensoria e informações jurídicas em geral.
A Seduc esteve presente através do Estande Informativo do Canal Educação e a Secretaria de Segurança Pública com o Estande de Informações sobre a expedição e a funcionalidade do Registro Geral Digital e ainda serviços com expedição de Registro Geral de Identificação, Registo de Nascimento/CPF e foto 3x4.
Coordenadoria de Políticas Públicas para as mulheres realizou Roda de Conversa sobre o Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e prestou informações sobre a Campanha “Ei, Mermã, Você não está sozinha” e sobre os Programas “Ei, Mermã, Elas Empreendem”, e “Qualifica Mulher".