Realizada nesta sexta-feira (20) mais uma edição da Caravana de Direitos Humanos na Comunidade, no município de Barras/PI. A caravana é uma realização da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com demais instituições do Poder Público como Secretarias de Estado da Saúde, Educação, Segurança Pública, Políticas para as Mulheres; além da Defensoria Pública do Estado do Piauí e as prefeituras.
A caravana tem como objetivo levar serviços e informações para mais perto da população, garantindo o direito a cidadania à população que não possui acesso de forma equânime dos serviços e informações levados pela Caravana de Direitos Humanos.
A superintendente de Direitos Humanos da SASC, Janaina Mapurunga, explica que a participação das prefeituras é de estrema importância para o sucesso da ação: “Os municípios que recebem a Caravana entram com a contrapartida de estrutura dos estandes para oferta dos serviços disponilizados pelas instituições que compõe a Caravana”, explica ela.
Em Barras a caravana contou com serviços de expedição de RG, encaminhamentos da Defensoria Pública do Estado para suprimento e retificação de Registro Civil de Nascimento, aconselhamento e testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de preservativos masculino e feminino e informações sobre prevenção as infecções sexualmente transmissíveis, corte de cabelo e esmaltação de unha.