O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Zé Santana, participou, na manhã desta sexta-feira (1º), no Cine teatro da Assembleia, de uma reunião técnica de alinhamento das ações do Programa Busca Ativa da SASC, com 80 técnicos e gestores da região Sul do Estado.
Durante o evento o secretário da SASC, Zé Santana, deu boas vindas aos gestores e falou da importância que o programa tem para a população mais necessitada. “Nossa ideia é capacitar cada vez mais gestores para que possam atender aqueles que estão entre os mais necessitados. E hoje, com mais essa capacitação, acredito que todos sairão daqui preparados para executar o Pró-social. Estamos criando a cada dia o cenário ideal para a distribuição do nosso cartão, que beneficiará 8 mil famílias nos 224 municípios do Estado”, conclui o secretário.
A capacitação, que é uma realização da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria de Proteção Social Básica, é uma ação do Pro Social. O tema de destaque da capacitação foi a Busca Ativa das famílias que serão beneficiadas com o cartão Pro Social, onde o foco principal da escolha das famílias está na visita domiciliar pelos técnicos municipais. Vale ressaltar que só serão contempladas famílias com renda per capita de até R$ 178 e que não sejam beneficiárias do programa Bolsa Família, do BPC e nem do auxílio emergencial do Governo Federal.
O cartão do Pro Social beneficiará 8000 famílias em 224 municípios, tem como direcionamento famílias cadastradas no cadastro único e inseridas no SASC integração. A ação é uma realização do Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais, sendo coordenada pela SASC e pela Vice-Governadoria.