A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), por meio da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria de Proteção Social Básica realizaram, na manhã da última quinta-feira (30), no Cine teatro da Assembleia, uma reunião técnica de alinhamento das ações do Programa Busca Ativa da SASC.
A capacitação é uma ação do Pro Social e contou com a presença de 80 técnicos e gestores da região norte do Estado.
O tema de destaque da capacitação foi a Busca Ativa das famílias que serão beneficiadas com o cartão Pro Social: “O foco principal da escolha das famílias está na visita domiciliar pelos técnicos municipais. Só serão contempladas famílias com renda per capita de até R$ 178,00 e que não sejam beneficiárias de programa Bolsa Família, do BPC e nem do auxílio emergencial do Governo Federal”, explica a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga.
O cartão do Pro Social beneficiará 8000 famílias em 224 municípios, tem como direcionamento famílias cadastradas no cadastro único e inseridas no SASC integração. A ação é uma realização do Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais, sendo coordenada pela SASC e pela Vice-Governadoria.
“Vivemos em um momento onde a crise econômica está agravando a situação social das famílias pobres, o cartão Pro Social trará um benefício de R$ 200,00 por mês durante 6 meses para as famílias identificadas pelo programa. É um benefício que contribui para a sobrevivência nesse momento de agravamento da questão Social”, reforça Janaína Mapurunga.
Na sexta-feira a capacitação segue com técnicos e gestores da região Sul do Estado.